Publicado em : | junho 15, 2020 |
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Persona é um termo recorrente quando se investe em marketing digital. Mas, você sabe o que essa palavra significa, exatamente? A seguir, esclarecemos essa dúvida e falamos sobre a importância da persona. Acompanhe e boa leitura!
Estratégias de marketing digital são direcionadas a clientes, mas esse grupo de pessoas é muito abrangente. Quando se quer focar em um perfil específico, com peculiaridades pontuais, utiliza-se a persona.
Em marketing digital, persona é o cliente ideal, aquele que sua empresa deseja alcançar ao realizar uma ação. Toda persona é semifictícia, já que é criada com base em informações / características de clientes reais.
Curiosamente, persona é um conceito criado por Alan Cooper, que é programador e designer de softwares. No final da década de 1990, Cooper lançou um livro que trabalha melhor o conceito de persona.
Desde então, a persona começou a ser adotada em outros segmentos de atuação, entre eles o de marketing, com grande destaque em inbound marketing e marketing de conteúdo.
Toda ação de marketing digital que possui uma persona tem como foco um público específico. Com isso, o trabalho se torna mais assertivo, com alinhamento entre perfil que se quer atingir, interesses desses clientes ideais e jornada de compra desse grupo.
Justamente por isso as ações que trabalham com o conceito de persona tendem a trazer resultados significativos em curto e longo prazos, porque são voltadas especificamente ao público da marca / que se quer atingir.
Quer criar uma persona para sua estratégia de marketing digital, mas não sabe por onde começar? O sucesso dessa tarefa envolve coletar e analisar dados sobre clientes, bem como estruturar a persona.
A coleta de dados pode ser feita, por exemplo, por meio de pesquisas de mercado, enquetes em redes sociais ou ferramentas dentro do próprio site da empresa. Há, ainda, a possibilidade de trabalhar com formulários, como o Google Forms. Durante essa etapa, tente descobrir:
Essa lista de perguntas é básica, no entanto a empresa pode estendê-la de acordo com seus interesses e necessidades, obtendo uma melhor compreensão do perfil de seus clientes.
Ao responder essas e outras questões eventualmente elaboradas, é possível delinear o perfil do cliente ideal, criar a persona e realizar um trabalho de marketing digital baseado em dados e não em suposições, aumentando a chance de sucesso e retorno do investimento.
Tentou seguir as dicas para criar a persona de suas ações de marketing digital, mas teve dificuldade em dar andamento ao trabalho? Então, invista numa consultoria especializada de uma agência de inbound marketing e tenha o suporte de profissionais capacitados para criar personas e desenvolver um trabalho de excelência!